O aplicativo ou site Meu INSS tem sido uma importante ferramenta para agilizar o processo de concessão de benefícios previdenciários. Isso ocorre porque, pelo Meu INSS existem mais de 100 serviços à disposição das pessoas, que não precisam se deslocar até uma Agência da Previdência Social para fazer ser requerimento. Ou seja, o INSS está à um “clique” de distância. No entanto, às vezes falta algum documento ou estão ilegíveis, neste caso o pedido “cai em cumprimento de exigência”.
O cumprimento de exigência ocorre quando, durante a análise do requerimento de um benefício, são identificadas pendências documentais que precisam ser sanadas. Ou seja, nada mais é do que um pedido de complementação de documentos ou informações. Essas pendências são comunicadas ao segurado por notificação no aplicativo, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS).
Importante destacar que o prazo para o cumprimento de exigências é de 30 dias, contados a partir da data da ciência pelo interessado. Este prazo poderá ser prorrogado desde que haja solicitação formal e justificada do interessado.
Conheça os canais
1. Pelo Meu INSS: O primeiro passo é acessar o Meu INSS pelo endereço gov.br/meuinss ou pelo aplicativo para celular. O segurado pode verificar quais são os pedidos pendentes, anexar a documentação necessária de forma digitalizada e acompanhar o andamento do processo.
2. Agendamento pela Central 135: Caso o segurado tenha dificuldade no acesso ao Meu INSS ou prefira o atendimento presencial, é possível agendar o atendimento pelo telefone 135, as ligações são gratuitas para celular e telefone fixo. Nesse caso, será preciso comparecer à agência do INSS no dia e horário marcados, com os documentos originais solicitados. A documentação será digitalizada e anexada ao respectivo processo para a continuidade do atendimento. A central funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).
Passo a passo
Fonte: Gov.Br/INSS
gov.br/inss/pt-br/assuntos/saiba-como-anexar-documentos-no-meu-inss