Vagas para pessoas surdas fazem parte da expansão de experiência-piloto
A partir do dia 15 de abril, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai oferecer atendimento em língua brasileira de sinais (Libras) para pessoas surdas na capital paulista e em Sorocaba, cidade no interior do Estado de São Paulo. Inicialmente, serão quatro atendimentos por semana, às quartas-feiras, na capital, e três atendimentos semanais, às segundas-feiras, em Sorocaba. É necessário fazer agendamento prévio pelo telefone 135 ou nas agências da Previdência Social.
A oferta de vagas faz parte da expansão da Central de Atendimento em Libras (CAL), experiência-piloto instituída pela Portaria Dirben/INSS n.º 1.178, de 22 de novembro de 2023. Esse tipo de atendimento começou a ser oferecido em dezembro, em duas agências do INSS em Maceió, capital alagoana.
Videochamada na agência
Na CAL, o atendimento é feito de modo remoto, por servidores de várias regiões do País. Por videochamada, os atendentes conversam em Libras com a pessoa surda que tenha agendado atendimento. A pessoa deverá apresentar-se presencialmente, portando seus documentos pessoais, na agência do INSS escolhida, onde haverá uma sala preparada com computador e câmera para conversar com o atendente.
Os servidores do INSS que atendem em Libras poderão solucionar dúvidas, oferecer informações, fazer simulação de aposentadoria, emitir extratos e senhas para acesso ao Meu INSS, além de dar entrada em serviços e benefícios assistenciais e previdenciários. O atendimento deve se restringir apenas à pessoa surda agendada e, portanto, assuntos relacionados a outros cidadãos não podem ser abordados.
Serviço: atendimento em Libras
Quando?
A partir de 15 de abril, porém já é possível agendar o atendimento
Como agendar?
Telefone 135 e agências da Previdência Social
Onde?
Sorocaba: Rua Doutor Nogueira Martins, 141, Centro
São Paulo: Rua Coronel Xavier de Toledo, 290, República
Fonte: Gov.Br Instituto Nacional do Seguro Social – INSS
gov.br/inss/pt-br/assuntos/inss-oferece-atendimento-em-libras-em-sao-paulo-e-sorocaba