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Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência. Quer pode pedir? Como pedir?

Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência. Quer pode pedir? Como pedir?

Benefício devido ao cidadão que comprovar o mínimo de 15 anos de contribuição exclusivamente na condição de pessoa com deficiência, além da idade de 60 (sessenta) anos, se homem, ou 55 (cinquenta e cinco) anos, se mulher e da carência de 180 meses de contribuições. 

É considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, impossibilita sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, de acordo com a Lei Complementar nº 142, de 2013.   

O atendimento deste requerimento de benefício será realizado à distância, não sendo necessário o comparecimento presencial nas Agências da Previdência Social, a não ser quando solicitado pelo INSS, para comprovação do grau da deficiência em avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. 

  

Quem pode utilizar esse serviço? 

  • A pessoa com deficiência no momento da solicitação do benefício ou na data da implementação dos requisitos para o benefício, que comprovar esta condição por meio da avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar no INSS; 
  • Cidadão com idade mínima de 60 anos, se homem, ou 55, se mulher; 
  • Pessoa com no mínimo 15 anos de contribuição cumpridos na condição de pessoa com deficiência, independentemente do grau.   
  • Pessoa com tempo mínimo de 180 meses de contribuição para fins de carência;  
  • Não será exigido que a carência seja cumprida na condição de pessoa com deficiência. 

 

Etapas para solicitar o benefício pelo MEU INSS

  1. Acesse o Meu INSS
  1. Faça login no sistema, escolha a opção “Novo pedido” ou utilize o campo editável onde constam a pergunta “Do que você precisa?” e uma lupa. Digite a palavra “deficiência” e selecione o requerimento de benefício ou serviço desejado. 
  1. Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Consultar Pedidos”. 
  1. O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação. 

É muito importante manter o cadastro pessoal sempre atualizado – informando, inclusive, um endereço de email e nº do telefone celular para receber as notificações do INSS. 

  

Documentos que poderão ser solicitados pelo INSS

  • Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver; 
  • Documentos referentes às relações previdenciárias (exemplo: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), carnês de recolhimento de contribuição ao INSS, formulários de atividade especial, documentação rural, etc.); e 
  • Outros documentos que o cidadão queira adicionar (exemplo: simulação de tempo de contribuição, petições, etc.). 
  • Documentos que comprovem a data em que a deficiência se iniciou. 
  • Se você ainda tem dúvidas, veja a relação completa de documentos necessários para comprovar a atividade. 

  Fonte: gov.br

https://www.gov.br/inss/pt-br/direitos-e-deveres/aposentadoria/aposentadoria-por-idade-da-pessoa-com-deficiencia#:~:text=Benef%C3%ADcio%20devido%20ao%20cidad%C3%A3o%20que,de%20180%20meses%20de%20contribui%C3%A7%C3%B5es.

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